
Todos nós envelhecemos. Nossa família, nossa cidade, a sociedade… todos envelhecem.
Na família, uma das principais consequências da longevidade é a possibilidade de convivência de várias gerações. Se nossos avós mal conheceram os seus, hoje facilmente 4 gerações sentam à mesa e compartilham mais do que a refeição, compartilham experiências, saberes, angústias e alegrias.
O processo relacional começa na família. E é por isso que o termo ‘parentalidade’ está no nosso nome.
PARENTALIDADE expressa um processo relacional-familiar. Avós/pais/mães/filhos/netos/bisnetos/agregados. Ciclos inter/transgeracionais contínuos! Pensando que toda parentela tem um ponto inicial, nosso foco é conhecer, compreender, contextualizar e ressignificar as pessoas idosas em seus núcleos familiares, considerando suas características biopsicossociais individuais, e expandir esse conhecimento para os demais espaços de convivência social.
O termo PRATEADA, por sua vez, evidencia a força do envelhecimento populacional e de como a quantidade de “cabelos grisalhos” tem impactado a vida em coletividade. Designações como “geração prateada”, “economia prateada”, “tsunami prateado”, “orgulho prateado” representam essa nova e crescente realidade social.
Atentos à necessidade de trazer à pauta essa nova configuração sociofamiliar, o INSTITUTO PARENTALIDADE PRATEADA foi criado com a participação de profissionais das mais diversas áreas do saber, visando promover uma ressignificação do envelhecimento para que tenhamos uma sociedade mais justa e receptiva para todas as idades.
Junte-se a nós e vamos juntos ressignificar o nosso processo de envelhecimento
